terça-feira, 24 de abril de 2012

HÁ 6 ANOS ESTREAVA A NOVELA “COBRAS E LARGATOS”




No dia 24 de Abril de 2006 estreava na Rede Globo a novela “Cobras e Largatos” na faixa das 7 da noite, com autoria de João Emanuel Carneiro, a trama foi protagonizada por Mariana Ximenez e Daniel de Oliveira. Confira a sinopse da novela:
Omar Pasquim é um rico milionário dono da grande rede de lojas de luxo, Luxus, que vende de roupas a jóias. O empresário sofre de uma doença que compromete sua vida e só tem poucos meses de sobrevivência. Ele sabe disso e teme que sua herança vá parar nas mãos de quem não a merece. Omar é de origem pobre e trabalhou duro a vida inteira para construir seu império.
Como não se casou e nem teve filhos, Omar tem como herdeiros naturais sua irmã, a hilária e trapaceira Milu Montini, e seus sobrinhos: a inescrupulosa e perversa Leona, o desajuízado Tomás e a graciosa Bel. Desses todos, apenas Bel merece a consideração do milionário, porque os outros não passam de parasitas interesseiros. O curioso é que sua sobrinha preferida vive às turras com ele, porque o considera egoísta, grosseiro e avarento. E ela não se cansa de dizer a ele que não quer nem um centavo de sua herança. Enquanto isso, Milu que vive um caso escondido com o salafrario Otaviano, resolve colocar em prática junto à Otaviano e ao filho Tomás um plano de derrotar Omar e roubar toda a fortuna do milionário.
Enquanto isso, os demais parentes de Omar e até mesmo pessoas próximas a ele e que não pertence a sua família tramam os mais sórdidos planos para pôr as mãos em sua fortuna. Para conhecer as reais intenções de cada uma dessas pessoas, Omar se disfarça de um simpático faxineiro, denominado-se como Pereira e observa o ninho de cobras e lagartos em que vive, sem que saibam que o milionário está por perto.
A vilã Leona, prima de Bel, além de cobiçar a fortuna de Omar, é também amante do namorado dela, o perigoso Estevão. Bel, porém descobre a traição do namorado e desolada, acaba sendo atropelada pelo office-boy Duda, por quem mais tarde virá a se apaixonar. Duda é um rapaz responsável e honesto que perdeu os pais em um acidente e vive com a tia Silvana, o tio empresário Orã e o primo Geléia. Duda porém sempre foi cobiçado por Leona, e sempre rejeitou a loura, que perversa resolve separar Duda e Bel com a ajuda de Nicole Ortega, uma oportunista que em meio ao dinheiro resolve ajudar Leona, separando Duda e Bel.
Nikki, como é conhecida, acaba tendo um caso com Estevão e em um momento, descobre os golpes do vilão, que chegou a matar pessoas com o intuito de enriquecer. Estevão é filho de Otaviano, o amante de Milú e que traia a segunda esposa Celina, com quem teve duas filhas: a rebelde Letícia e a compreensiva Júlia, que trabalha na Luxus.
Letícia é uma jovem estudiosa, porém rebelde que vive às turras com Estevão, que chega ao ponto de internar a irmã em uma clínica. Letícia, porém acaba encontrando o amor com o misterioso Luciano, um homem esperto e ágil que tenta recomeçar a vida depois que anos atrás foi dado como morto em um acidente de carro, que fora planejado por pessoas perigosas que tinham interesse na grana de Luciano, que por sua vez era rico e milionário.
Na parte popular da novela, que retrata o bairro Saara (zona de comércio popular no Rio de Janeiro), além de Duda, também está a família da beata Eva Padilha. Esta vive se martirizando por acreditar que seu maior pecado foi se apaixonar e se casar com um ladrão, Serafim, que apesar da "profissão" é um pai muito amoroso para Jonas, Kika, Madá e Lurdinha. Só que Eva Padilha carrega em si segredos sordidos dos quais teme em revelar, é que involuntariamente, ela possui duas personalidades distintas: a da religiosa Eva Padilha e também da animada Esmeralda, personalidade oposta a de Eva, onde o prazer e a alegria impera em suas escolhas e atituldes, causando muita confusão na vida das demais pessoas ao seu redor.
E é também no Saara que vive Foguinho, um malandro que leva a vida à base de mentiras. Ele vive cercado de gente que está louca para vê-lo pelas costas, como seu pai Ramires, a madrasta Shirley e seus irmãos, Sandrinha e Téo. Desde a adolescência, Foguinho é apaixonado por Ellen, vendedora da Luxus que pensa apenas em subir na vida. Por um golpe do destino, a fortuna de Omar, não vai parar só nas mãos de Bel, mas também na de Foguinho, confundido com outro Duda, pelos dois terem o mesmo nome: Daniel Miranda.
E a partir daí, a vida de Foguinho dará uma reviravolta na de todos os outros personagens. Omar morre, e ele ficará rico no lugar de Duda, sabendo que o dinheiro não era para ser dele, e com isso atrairá muitos interesseiros, como Ellen, que o desprezava quando pobre, e que agorá o namorará depois dele ficar rico. A família dele também passará a tratá-lo bem após o dinheiro. Foguinho, por sua vez, ficará nas mãos de Leona e Estevão, que sabem que a fortuna não era para ser dele e sim de Duda, o amor de Leona. Ellen é a alida dos dois e os três, farão muito mal a Foguinho, Bel e Duda. Milú, Otaviano e Tomás também faram mal a muitas pessoas e desfrutarão de todo o poder de Leona.
Bel desmascara Leona e Estevão, mais já está casada com ele. Ela resolve se separar, mais ele terá direito a tudo o que é dela, inclusive a Luxus, que ela divide com Foguinho. Bel vai morar com Duda, e enfrenta uma realidade diferente: passa a morar numa casa apertada, no Centro da Cidade, sem luxo e conforto, e passa a trabalhar na lojinha de perfumes de Silvana, tia de Duda, já que é perfumista profissional e os produz. Leona arma um acidente de carro com Nikki, que acaba morrendo quando o carro derrapa uma ribanceira. Sem a ajuda de Nikki, Leona arma contra Bel e seduz Duda, o leva para a cama e engravida do mocinho, para desprezo de Bel, que por sua vez é estéril e portanto não pode ter filhos. Bel, porém resolve ajudar Duda e Leona, desprezada, resolve logo botar as mãos na fortuna do tio: com a ajuda de Estevão, arma um golpe milionário na Luxus e rouba todo o dinheiro da mesma, ficando rica e fugindo para os EUA.
Um ano se passa. Leona volta rica e poderosa dos EUA. Seu filho nasceu aqui escondido de todos e com 3 semanas de vida foi para lá, com Estevão e ela. Leona volta disposta a reativar a Luxus, que esteve fechada por um ano, já que ela deu um golpe milionário em todo o sistema. Ela e Estevão passam a perseguir e torturar todos que passam pelo seu caminho. Leona ainda é louca por Duda, e não descansará enquanto não vê-lo aos seus pés, e para isso usará seu filho para se reaproximar dele. Leona decide separar Duda de Bel, usando o filho como escudo.
Foguinho continua pobre, mais se torna uma pessoa melhor. Ellen se arrepende de tudo, após quase morrer nas mãos de Leona, que tenta matá-la asfixiada, e passa a namorá-lo com o coração e eles vão morar juntos e trabalham de faxineiros para ganhar a vida.
Estevão é acusado pelos seus crimes, e ele recebe ordem de prisão. Ele foge e se esconde na Luxus até o dia seguinte, para sair do país, mas acaba sendo assassinado de forma brutal e cruel: A golpes de tesoura. Leona aproveita a situação, encontra a arma do crime antes da polícia e coloca as digitais de Bel na tesoura, enquanto ela dorme. Leona incrimina Bel, e Bel vai presa. Porém Luciano, que descobriu ser filho de Omar, se tornou presidente da Luxus por direito de herança e resolve fazer um acordo com Leona: Ela solta Bel da prisão, e ele lhe oferece o cargo da Presidência da Luxus para ela.
Leona passa a comandar tudo e todos, mas enlouquece com manias de limpeza, obrigando inclusive todas as funcionárias a pintarem o cabelo de loiro como ela. Num dia, ela chama Duda para visitar ela e o filho, ele vai, e de repente, ela tranca os portões e janelas, se tranca com Duda na Luxus, e taca fogo na sala onde estão, ele fica desesperado, mas Foguinho, arrependido e querendo provar que sempre gostou do amigo, entra por um atalho na sala, e avisa a Duda que há uma saída. Mas Leona, puxa Duda para si, dizendo que eles vão morrer juntos, Duda pega o filho e vai em direção ao Foguinho puxando Leona a ir junto com eles e se salvar, mas ela está disposta a se matar com ele lá dentro. Mas um pilar desaba sobre Leona, que morre esmagada e carbonizada.
Foguinho e Duda estão saindo da Luxus, quando uma pilastra desaba em Foguinho, e Duda teve que seguir em frente para salvar seu filho, mas volta para ajudar o amigo. O tempo passa e Foguinho está entre a vida e a morte no hospital, enquanto Duda, Bel e Elles doam sangue. Ele se recupera e resolve se casar com Ellen.
Alguns anos se passam. Duda e Bel já casados adotam duas crianças, um casal de irmãos órfãos. Eles passam a terem uma família completa: Sete filhos e um casal unido e apaixonado. Eles passam a criar o filho de Duda também. Bel conseguiu ter quatro filhos através de tratamentos e está muito feliz. Foguinho e Ellen tem quatro filhos e ficam felizes também. Os dois abrem uma loja de sorvete.
Milú, para seu desespero, vira camelô, e passa as horas vagas aplicando golpes em milionários. Tomás vira garoto de programa para sobreviver e ajudar a mãe, enquanto Otaviano foge com seu dinheiro junto à Sandrinha, a irmã fogosa de Foguinho.
Audiência:
O capítulo de estréia de teve média de 35 pontos de audiência, com pico de 38. O capítulo final alcançou índices de 39 pontos de audiência, enquanto eram mostradas as cenas do incêndio que matou Leona. Os índices foram subindo e logo alcançaram um primeiro grande pico de 42 pontos, às 19h21, e logo em seguida 44 pontos, às 19h24 e 47, às 19h37. A média geral do capítulo final foi de 44 pontos, com picos de 49. Teve média geral de 39 pontos. ocupando assim a vice-liderança entre as novelas mais assistidas do horário das 7 na década de 2000, sendo superada apenas por Da Cor do Pecado, ambas do mesmo autor.
Curiosidades sobre o folhetim:
  • Exibida entre 24 de abril e 18 de novembro de 2006 em 179 capítulos.
  • A obra teve título provisório de Coração de Ouro.[5]
  • Com o sucesso de Da Cor do Pecado, a Globo encomendou ao autor João Emanuel Carneiro, uma trama ao estilo de sua novela anterior. Cobras & Lagartos estreou com a incubência de recuperar a audiência do horário, perdida com o baixo desempenho de Bang Bang. O fato fez com que o autor João Emanuel Carneiro passasse a integrar o seleto time de autores que escrevem para o horário das 8, com a estreia de A Favorita, em 2008.
  • A atuação marcante de Lázaro Ramos, como Foguinho, lhe rendeu a indicação no Emmy 2007 de Melhor Ator. Porém ele perdeu a estatueta para Jim Broadbent, de The Street.[6] O International Emmy Awards, ou simplesmente Emmy, é o equivalente ao Oscar da televisão internacional.
  • Destaque para Taís Araújo e Lázaro Ramos. Os dois personagens, Ellen e Foguinho respectivamente, de verdadeiros anti-heróis, tornaram-se protagonistas, caindo no gosto do público e ofuscando personagens como Duda e Bel (o par romântico principal da novela) e Estevão e Leona (o casal de vilões antagonistas). Outra grande cartada do autor que ajudou a alavancar a audiência da trama, foi a presença de Marília Pêra, que se sobressaiu ao interpretar a hilariante e irreverente perua falída Milú.
  • Duas cidades cenográficas foram construídas para a novela no Projac: uma delas é inspirada no Saara, região de comércio popular no Rio de Janeiro. Nesta cidade, encontram-se desde lojas de brinquedos a camelódromos. Na segunda cidade, foi erguido o prédio onde está instalada a Luxus: com um pé direto de 15 metros e três andares, a construção seguiu o estilo greco-romano. A parte interna, que reproduz a sessão de vendas, foi toda montada em estúdio.
  • Os atores participaram de um workshop para entrarem no mundo das vendas. Durante o evento, todos puderam conhecer melhor o universo da trama e entender os conceitos que estão por trás dos figurinos, cenários, produção de arte e personagens.
  • Destaque para Carolina Dieckmann vivendo a sua primeira vilã, Leona, atriz que foi aclamada pela crítica na sua brilhante interpretação da personagem ganhando inclusive diversos prêmios no Brasil e no exterior e vivendo o auge de sua carreira até então. E não foi apenas a atuação da atriz que conquistou o público, o manequim da personagem caiu no gosto popular, o qual era composto de muito branco e muitas botas.
  • O tema que precedia e sucedia os intervalos comerciais - do "estamos apresentando" e "voltamos a apresentar" - era o mesmo usado na novela Um Anjo Caiu do Céu, em 2001. A canção Erva Venenosa, de Rita Lee.Mas a partir do quarto capítulo, foi substituído por Alô Alô Marciano, também de Rita Lee, na gravação de Elis Regina.
  • Destaque para o jovem casal formado por Letícia (Cléo Pires) e Luciano (Carmo Dalla Vecchia), que mostraram ótima química em cena.
  • A duas semanas do término do folhetim, no capítulo 166, no ar em 2 de novembro de 2006, uma quinta-feira, um mistério foi inserido na trama. A morte do vilão Estevão (Henri Castelli), morto com uma tesourada. A suburbana Madá, personagem de Nanda Costa, era sua assassina. O mistério foi revelado no último capítulo. Esta foi a 3ª vez que um personagem de Henri Castelli seria assassinado, em uma novela. A primeira, como o vilão Jorge Junqueira, nos capítulos finais de Como Uma Onda, em 2004. A segunda, como Pedro, nos capítulos iniciais de Belíssima, em 2005. E a terceira, como o vilão Estevão, nos capítulos finais, de Cobras & Lagartos, em 2006. E um detalhe curioso, é que foram três mortes, em três novelas seguidas. E, anos mais tarde, em 2011, pela quarta vez, em O Astro.
  • A novela foi vendida para países como Portugal, Canadá, Argentina, Costa Rica, Moçambique, Paraguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário