domingo, 28 de outubro de 2012

HÁ 6 ANOS IA AO AR O ULTIMO CAPITULO DE “CRISTAL”



No dia 28 de Outubro de 2006, ia ao ar o ultimo capitulo da novela “Cristal” no SBT com adaptação de Henrique Zambelli e foi protagonizada por Bianca Castanho, confira a sinopse do folhetim:
São Paulo, 2006 - Renomada empresária da moda, Vitória Ascânio (sobrenome de casada) é proprietária da "Maison Vitória", prestigiada grife de alta costura. Poderosa e dominadora, quem conhece a sofisticada Vitória de hoje jamais poderia suspeitar de seu passado. São Luís do Paraitinga, 1984 - Vitória da Silva não passava de uma empregada doméstica na casa de dona Luísa, mãe de Ângelo de Jesus, jovem com vocação religiosa e seu amor impossível da juventude. Antes do ingresso do rapaz ao seminário, Ângelo e Vitória têm sua primeira noite de amor, sendo ambos ainda virgens. Como resultado desta aventura, Vitória engravida. Após ser humilhada por dona Luísa, Vitória é expulsa da casa da patroa. E, para evitar que o filho abandone a carreira sacerdotal, o que sempre almejou para ele, Luísa esconde dele a existência dessa criança. Após dar à luz uma menina, Vitória, sem condições de criar a filha, vê-se obrigada a deixá-la na porta de uma rica mansão. Ao contrário do que ela esperava, a menina é entregue pelo casal da mansão às autoridades e encaminhada para o "Orfanato Bom Pastor". Criada e educada pelas freiras, Cristina, a filha de Vitória, torna-se uma linda jovem, com sólida formação moral.
22 anos depois, Cristina divide um apartamento com duas amigas, Zoraide e Inocência, trabalha num banco e sonha ser modelo. Logo Cristina é contratada por Vitória para ser sua modelo, sem que as duas conheçam suas ligações familiares.
Embora casada com Alex Ascânio, um famoso ator, e mãe da mimada Eliana, Vitória jamais esqueceu a filha abandonada e sempre tentou reencontrá-la, mas nunca descobriu nada sobre ela. Assim, Vitória procura Ângelo, hoje um respeitado padre, e finalmente ele toma conhecimento da filha. Chocado, porém feliz com a descoberta, Padre Ângelo decide ajudar Vitória na sua busca pela filha.



Luísa toma conhecimento da reaproximação de Vitória e Padre Ângelo e, investigando, descobre antes dos dois que Cristina é a filha perdida de Vitória. Porém, Luísa conta ao filho toda a verdade em confissão. Assim Padre Ângelo fica impedido de revelar a verdade para Vitória, por ele ser padre e não poder relatar as confissões dos fiéis.
Em pouco tempo, Cristina torna-se Cristal, uma das principais modelos da "Casa Vitória" e se envolve com João Pedro, o enteado de Vitória. Os dois têm um romance que, de uma aventura se torna um sincero amor. Cristina acaba esperando um filho de João Pedro. Momentos antes de revelar este fato a João Pedro, ele a surpreende informando que se casará com Marión, sua noiva, e que voltou do exterior dizendo estar esperando um filho dele.
Decepcionada, Cristina decide esconder sua gravidez de João Pedro e de Vitória. Ela descobre o envolvimento do enteado com a modelo e, julgando-a interesseira, a demite da empresa. Sem saber, Vitória comete uma grande injustiça com a própria filha,sem saber os laços de sangue que a une com Cristina, passando a perseguí-la e usando seu poder para impedir que Cristina arranje novos trabalhos. E o pior é que a mãe de Ângelo, Luísa,que sempre odiou Vitória, voltará dizendo a Cristina que quer a guarda de sua filha, revelando a ela que é sua avó, portanto bisavó da menina que Cristina acabara de parir. Cristina fica sem entender nada, e Luísa não diz quem são seus pais, falando só que é mãe de seu pai. Com medo, Cristina viverá um inferno nas mãos de Luísa!
Com uma filha recém-nascida e desempregada, Cristina se vê na mesma situação da mãe antes de seu nascimento. Porém, com o apoio das amigas, do Padre Ângelo e do fotógrafo Adam, Cristal resistirá à vingança de Luísa, as maldades de Marión e a ira de Vitória, provará a todos que o brilho de seu "cristal" é superior à sua fragilidade. No fim, Vitória se arrepende de tudo o que fez e descobre que Cristina é sua filha. Cristina se casa com João Pedro, e Marión volta para o exterior após descobrirem que ela não estava grávida, que era tudo um golpe por dinheiro. Cristina se torna a melhor amiga de sua meia-irmã Eliana. E Ângelo fica amigo de Vitória, e eles veem que nunca será possível eles ficarem juntos, por ele ser padre e por Vitória descobrir que realmente ama seu marido, e descobrem juntos que só se envolveram pois era um plano de Deus para que Cristina existisse e fizesse o bem como "sempre" fez.
Confira as curiosidades:
  • Cristal é a décima telenovela produzida pelo SBT em parceria com a Televisa do México, que foi iniciada em 2001 com Pícara Sonhadora.
  • Foi a primeira resposta da dramaturgia do SBT a subida de produção de Rede Record, contrantando ex-Globais como: Herval Rossano, Dado Dolabella, Bete Coelho, Alexandre Barillari, Eliana Guttman, Pepita Rodrigues, Giuseppe Oristânio, Vera Gimenez, Marisol Ribeiro, Bianca Castanho, Serafim Gonzalez, Giselle Policarpo e Cláudio Curi. Mesmo assim não obteve êxito no IBOPE.
  • Em 1999, o SBT apresentou a mesma história, só que mexicana: O Privilégio de Amar, produção baseada no original venezuelano.
  • Demorou muito para que Cristal saísse do papel, por vários ou muitos motivos. Primeiro: o SBT não conseguia a liberação do texto; segundo: Sílvio Santos suspendeu a versão brasileira devido a gastos excessivos com a produção. O elenco demorou a ser fechado e, a partir daí, a estréia foi sendo adiada.
  • Herval Rossano, que dirigiu A Escrava Isaura na Rede Record e estava na "geladeira" da Rede Bandeirantes, foi contratado pelo SBT e a chegada dele modificou toda a produção, elenco e direção da telenovela.
  • As primeiras cenas de Cristal já haviam sido gravadas mas, devido à mudança de atores, o primeiro capítulo foi regravado, por ordem de Herval Rossano.
  • Esta é a terceira vez que a atriz Bianca Castanho protagoniza uma telenovela no SBT, fato este ocorrido em Canavial de Paixões (2003/2004) e em Esmeralda (2004/2005). Para interpretar a personagem-título, Bianca Castanho mudou o visual e fez laboratório. Como a personagem é modelo, ela aprendeu como agir nas passarelas.
  • Com investimentos grandes, Cristal foi a primeira telenovela a ser gravada com câmeras digitais de alta definição, que custam em média 1,2 milhão de reais.
  • A princípio, Cristal estrearia em abril, mas foi adiada pela primeira vez para maio. Porém, como o SBT achou que, se a novela estreasse antes ou durante a Copa do Mundo, a audiência cairia, decidiu adiar novamente e a telenovela estrearia após o evento esportivo. Mas não demorou muito para a emissora antecipar a data de estréia para quatro dias antes do início da Copa do Mundo.
  • Problemas de saúde do diretor Herval Rossano, mais a audiência abaixo do esperado, levaram a seu afastamento em agosto. Reassumiu a chefia das telenovelas da emissora o diretor David Grimberg. Com Herval, saiu também sua esposa, Mayara Magri, que o auxiliava na direção.
  • No início da produção, a expectativa em torno da trama era tanta que foi cogitado levar ao ar um total de 203 capítulos, prevendo que a novela tivesse seu último capítulo exibido no sábado do dia 27 de janeiro de 2007. Mas o desempenho da trama fez com que a história se encerrasse no capítulo 125, ou seja, a novela foi encurtada em 78 capítulos.
  • Última telenovela do ator Serafim Gonzalez que faleceu de insuficiência respiratória em 29 de abril de 2007. Era casado, desde 1955, com a ex-atriz Mara Hüsemann, com quem teve três filhos.
  • Última trama do diretor televisivo Herval Rossano falecido em 9 de maio de 2007.
  • Essa foi a última novela de Bianca Castanho no SBT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário